Disponível na forma de semente, farinha, óleo e cápsulas, a linhaça vem sendo utilizada para promover a saúde e melhorar a qualidade de vida. Rica em fibras; ácidos graxos, ômegas 3 e 6; vitaminas A, E, B1 e B6; e minerais como potássio, fósforo, magnésio, ferro, cobre, zinco, manganês, selênio e cálcio, o produto proporciona uma série de benefícios. O alimento é fonte de lignanas, um fitoesteróide que "imita" a acção do estrógeno, contribuindo para o equilíbrio hormonal.
Essa substância é excelente para as mulheres, pois combate os sintomas da TPM e menopausa, além de prevenir o aparecimento do cancro da mama. Nos homens, ela auxilia no combate dos tumores de próstata. A lignana ainda é uma boa opção para promover a manutenção da saúde óssea do organismo.Além disso, por conter ômegas 3 e 6 em sua composição, a linhaça é uma grande aliada para a saúde do coração. Esses ácidos graxos reduzem as taxas de colesterol sanguíneo e a pressão arterial, além de prevenirem trombose e aliviarem os sintomas de artrite. As fibras presentes na semente de linhaça contribuem para o controle da glicemia e, portanto, auxiliam na prevenção de diabetes.
Também auxilia no tratamento da depressão e na melhora das funções mentais de idosos. Estudos demonstram que o ômega 3, presente na linhaça, também actua na prevenção do mal de Alzheimer.
Beleza
A linhaça também é indicada para melhorar o aspecto de peles secas, com manchas, acne, espinhas e eczema. Quem deseja perder peso, também pode contar com a linhaça para promover uma melhor digestão e ajudar no bom funcionamento do intestino.
Tipos de linhaça
Existem dois tipos de semente de linhaça: castanha e dourada. A primeira tem a casca mais dura e resistente, o que pode diminuir a biodisponibilidade (capacidade de absorção do organismo) de seus nutrientes. Já a linhaça dourada tem um sabor mais suave e uma casca mais fina. Porém, não há diferença significativa no valor nutricional dos dois tipos de linhaça.
Como consumir
Em geral, a ingestão recomendada é de três colheres de sobremesa ao dia. Independente do tipo de linhaça usada as sementes devem ser trituradas, antes de serem consumidas. A casca da semente é resistente à acção do suco gástrico e, quando ingerida inteira passa intacta pelo trato gastrointestinal. O ideal é bater as sementes no liquidificador, e consumi-las logo em seguida ou guardar em pote de vidro opaco, no frigorífico, por até três dias. Também pode ser adicionada no cozimento final do feijão ou de sopas.
A farinha pode ser usada em receitas de massas, bolos e pães, ou adicionada a sucos, sopas, vitaminas, saladas e iogurtes. Existem ainda, opções de biscoitos, barras de cereais e granolas que contém linhaça em sua composição.
Receitas com Linhaça
Confira algumas receitas culinárias e tratamentos de beleza preparados à base dessa semente. Há sumos, batidos, máscaras hidratantes, óleos de massagem, escalda-pés... Um arsenal de idéias para saciar a fome sem engordar e cuidar da pele.
Sumo de uva com hortelã (rejuvenescedor e digestivo)
Ingredientes: 1 chávena (chá) de uva sem as sementes (deixar a pele); ½ maço de hortelã (talos e folhas); 1 col. (sobrem.) de sementes de linhaça; 1 copo de água mineral.
Preparo: Bata tudo no liquidificador e sirva imediatamente.
Creme de maçã e linhaça (intestinos, hormônios e cérebro)
Ingredientes: 2 maçãs (sem cascas e sementes); 1 col. (sopa) de semente de linhaça e sumo fresco de limão.
Preparo: Bata todos os ingredientes e sirva imediatamente.
Batido de manga e linhaça (sistema imunológico, pele, olhos e cabelos)
Ingredientes: 1 col. (sopa) de sementes de linhaça pré-hidratada (à noite) em ½ copo de água; 1 manga picada; 1 col. (chá) de sumo de gengibre ralado; sumo de 1 limão. Opções: substitua a manga por mamão ou diospiro.
Preparo: Bata no liquidificador as sementes de linhaça com a água, e coe. Bata o leite de linhaça obtido com a manga, o sumo de gengibre e o sumo de limão, até ficar cremoso. Tome em jejum, pela manhã com granola ou cereais, ou no lanche da tarde.
Máscara hidratante de leite de linhaça
Ingredientes: 1 col. (sopa) de sementes de linhaça; 1 chávena (chá) de camomila; 2 a 3 gotas de óleo essencial de lavanda.
Preparo: À noite, prepare 2 ½ (chávenas) de chá de camomila, 1 para tomar antes de deitar e a segunda para deixar de molho (durante a noite inteira) as sementes de linhaça. Pela manhã triture-as no liquidificador e coe com uma peneira fina. Acrescente as gotas de óleo essencial de lavanda e misture bem. Cubra os olhos com 2 chumaços de algodão umedecidos em chá de camomila fresco e aplique a máscara de leite de linhaça em todo o rosto, colo e pescoço, previamente limpos com um sabonete de argila. Mantenha-se deitada e relaxada, deixando a máscara agir por cerca de 30 a 40 minutos. Retire com água corrente e natural. Passe um hidratante com FPS ao final do tratamento. Opcional: a aplicação pode ser feita também ao final da tarde ou à noite.
Escalda-pés com leite de linhaça
Ingredientes: 2 col. (sopa) de sementes de linhaça; 2 chávena (chá) de água morna; 1 litro de água quente; 1 punhado de erva fresca ou seca de sua preferência (melissa, camomila, alfazema, flor de limão ou laranjeira, folhas de limão, cidreira, citronela).
Preparo: Deixe as sementes de molho nas duas xíc. (chá) de água morna por cerca de 30 minutos. Triture-as bem no liquidificador. Aqueça 1 litro de água até a pré-fervura e coloque na bacia do escalda-pés. Acrescente o leite de linhaça e misture para dissolver bem. Jogue as ervas, coloque os pés dentro do recipiente e mantenha-os por aproximadamente 15 minutos.
Uso e função: Evite correntes de ar e sair do local após o procedimento. O leite de linhaça ajudará na desintoxicação, desinflamação e cicatrização da pele, além de auxiliar em problemas de circulação periférica.
Óleo de massagem para obesidade, varizes e celulite
Ingredientes: 200 ml de óleo de linhaça prensado a frio; 200 ml de babaçu; 60 gotas de óleo essencial de limão; 60 gotas de óleo essencial de laranja; 60 gotas de óleo essencial de erva-doce.
Preparo: Misture todos os ingredientes num frasco de vidro escuro com tampa e conta-gotas.
Uso e função: Auxiliar no emagrecimento e em tratamentos anti-inflamatórios, além de melhorar a circulação periférica, tratando problemas de varizes, pernas cansadas e celulite. Usar 2 vezes por dia (pela manhã e ao deitar) para massajar as áreas do corpo onde há excesso de gordura corporal. Evitar a exposição ao sol durante 1 hora após a aplicação.
Fonte: livro A importância da Linhaça na Saúde, de Conceição Trucom, editora Alaúde.
Sugestão:
Linhaça Dourada Moída |