São múltiplas as causas de obstipação. À cabeça surgem dos défices alimentares em fibras, frutas e vegetais, bem como a deficiente hidratação. Quer as fibras, como a água, contribuem para a formação de um bolo fecal menos consistente, mais volumoso e que consegue ser eliminado mais facilmente. Outros factores que contribuem para o quadro são o sedentarismo, a cirurgia abdominal ou ortopédica recente, a gravidez, as alterações dos hábitos alimentares (em viagem), o uso de certos medicamentos, o ignorar da necessidade de evacuar ou a presença de outras doenças (como o Síndrome do Cólon Irritável, problemas ano-rectais como hemorróidas ou neoplasias, condições neurológicas, psiquiátricas e endócrinas).
Dada a elevada frequência desta situação, muitos são os doentes que se auto-medicam com laxantes, chegando mesmo a haver um abuso da sua utilização com agravamento do quadro de obstipação inicial.
É importante ter atenção aos hábitos e tentar agregar à nossa dieta alimentos que beneficiem a função dos nossos intestinos e do corpo no geral. A receita perfeita não existe, pois varia de acordo com cada um.
Encontra-se disponível no mercado suplementos naturais compostos por cereais, farinhas, sementes, entre outros ingredientes integrais, ricos em fibras. Como exemplo temos: Aveia - envolve as moléculas gordurosas, dificultando sua absorção pelo organismo. Por isso, ajuda a diminuir o LDL, o colesterol “ruim”. Rica em vitamina B, proteínas, ferro, cálcio e carboidratos; Açúcar mascavado - Adoçante natural rico em cálcio, ferro, potássio, vitaminas e sais minerais, é ótimo substituto ao açúcar refinado, que passa por processo químico e perde seus nutrientes; Cacau - Contém minerais e é fonte de energia e estimulante na produção de serotonina, o hormônio do bem estar e do bom humor; Fibra de trigo – A película externa da parte comestível do grão de trigo não passa por processos de beneficiamento. Por isso, mantém os seus nutrientes e vitaminas essenciais ao funcionamento do metabolismo. Rico em proteínas, fibras e ferro; Gergelim - Aumenta a atividade cerebral, restaura a vitalidade, a capacidade sexual e ameniza os efeitos de sobrecarga física; Guaraná - Contém cafeína e por isso é boa fonte de energia. Também conhecido pelo seu efeito afrodisíaco; Levedo de cerveja – Acelera a atividade física e mental. Contém sais minerais e vitaminas, fortalecendo o sistema imunológico. Rico em vitaminas do complexo B, manganês, cromo e fósforo; Semente de linhaça - Rica em ácidos graxos, ômega 3, ômega 6, proteínas, sais minerais, vitaminas e aminoácidos essenciais. Ameniza os sintomas da TPM; Quinoa - Possui um balanço de 20 aminoácidos. Seu valor nutritivo é comparável ao leite materno.
Esses ingredientes podem ser consumidos diariamente triturados e misturados ao leite, suco, batido, iorgute e outros. O “mix” dessas substâncias melhora a função intestinal o que contribui para o não acumulo de toxinas no organismo, melhora a pele e ajuda o não acumulo de peso.
Obrigada por escolher a Aconchego como sua loja de suplementos naturais!
abraços,
Equipa Aconchego.
Sem comentários:
Enviar um comentário